segunda-feira, 11 de março de 2013

O CEDECA-MG


O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Minas Gerais / CEDECA-MG é um centro de defesa que se propõe a dirigir um amplo olhar sobre as questões da adolescência e infância, de modo que ultrapasse os aspectos normativos de tratar o tema (entre direito e deveres). Além disto, um centro de defesa que se inteire do campo da criança e do adolescente no Estado de Minas Gerais, mas que vá além do que já está sabido e produzido sobre estes.
Como o CEDECA Minas Gerais pensa que seria possível instituir uma defesa? O que nomeia como direitos? Qual o campo de uma política? Esta instituição se deseja como um “lugar do qual os sujeitos e a cidade se sirvam” em sua insistência de não sucumbir ao esvaziamento do humano, no que de desumano tem se instaurado nas relações sociais.
Acreditamos que sem desconsiderar a importância das decisões que incidem sobre a população, o termo política pública seja compreendido como a gestão do necessário com os recursos tidos como possíveis, na lógica hegemônica a partir do qual a administração pública se dá. Mas, apostamos que há um campo a ser convocado e que poderá se mostrar profícuo a uma ampliação e mesmo modificação do necessário já estabelecido por esta política pública. Sustentar uma praxis em que os sujeitos “na sua estratégia de vida, desmarcam objetos. Desmarcar objetos resulta em prática política [...] que com frequência resolve impasses, afasta entraves, amplia horizontes, desfaz pontos de estrangulamento nas políticas públicas que assim se fazem inócuas”  - como nos lembra Célio Garcia.
Entende-se que todo caso/toda causa é de natureza política e que como tal deverá ser acolhida e encaminhada.


Um comentário:

  1. Parabéns pessoal pela militância, nasce em minas mais uma possibilidade de que juntos "outro mundo terá que ser possível. Nmastê!

    ResponderExcluir